Qualidade

A Ativa Farmácia de Manipulação é associada Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A Anfarmag é uma entidade sem fins lucrativos que zela pelo setor e legítima representante do farmacêutico e das farmácias magistrais, que visa defender os interesses do setor magistral e, sobretudo, da saúde pública do Brasil, garantindo o exercício da atividade profissional do farmacêutico na farmácia magistral. A ANFARMAG representa seus associados e a classe magistral perante os órgãos reguladores, participando de comissões, debates, discussões, seminários e todas as atividades que envolvem a farmácia magistral brasileira.

As normas e legislações sanitárias para as farmácias magistrais buscam garantir qualidade, segurança e eficácia. Isto é obtido graças a um sistema de garantia de qualidade, que inclui controle de matérias primas e embalagem, monitoramento de processo de manipulação das formulações, qualificação de fornecedores, treinamento de funcionários, entre outros requisitos, no atendimento à população.

O medicamento manipulado está sob cuidado de um rigoroso conjunto de regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que coordena o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) do Ministério da Saúde e ao qual estão relacionadas todas as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios, responsáveis pelo importante e regular inspeção sanitária.

Os medicamentos previnem, melhoram ou curam os sintomas de inúmeras doenças quando prescritos, aviados e utilizados de forma adequada. Assim, deve ficar claro para toda a população que o sucesso de um tratamento depende de o paciente, e/ou seu cuidador, seguir as recomendações prescritas e utilizar o medicamento conforme orientação.

Na hora de adquirir qualquer medicamento, você deve solicitar e prestar atenção na orientação farmacêutica, pois como estabelecimentos de saúde, as farmácias têm o dever de prestar esse serviço ao consumidor, as farmácias magistrais observam os mesmos cuidados para o atendimento das formulações de medicamentos e de outros produtos para a saúde.

Com 10 anos de experiência no ramo farmacêutico, conheça o diferencial da Ativa que faz ela ser uma das melhores do mercado:

• Acesso ao profissional farmacêutico;
• Atendimento personalizado;
• Atualização Constante dos profissionais;
• Ativa Express: Coleta da receita e entrega do medicamento;
• Medicamentos preparados conforme receita médica com a mais alta precisão;
• O melhor preço do mercado;
• Visitas Periódicas;
• Centro de apoio ao prescritor.

Conheça o farmacêutico

Seguir a prescrição médica é sempre mais fácil se você solicitar a ajuda de um farmacêutico, pois ele é o profissional capacitado para prestar orientações e informações corretas sobre medicamentos e outros produtos de saúde, além de modos de usar e reações adversas, interações medicamentosas e alimentares. O farmacêutico está disponível para solucionar as suas dúvidas e orientá-lo em relação ao tratamento prescrito pelo seu médico.

+Recomendações gerais para o uso de medicamentos manipulados:

• Não use medicamentos sem orientação. Pode ser perigoso para sua saúde.
• Obedeça a instrução da receita médica. Não interrompa ou estenda a medicação por conta própria.
• Não repita o tratamento sem autorização escrita na sua receita.
• Em caso de efeitos colaterais suspenda o uso do medicamento e entre em contato com o profissional prescritor.
• Evite ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento.
• Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
• Mantenha o medicamento fora do alcance de crianças.
• Os medicamentos devem ficar protegidos da luz, umidade, calor e bem tampados. O banheiro, cozinha e o carro não são indicados para guarda-los.
• Os medicamentos que precisam ser mantidos em geladeira não devem ser armazenados na porta da geladeira e sim no interior da mesma.
• Verifique se os dados contidos no rótulo do seu medicamento são os que estão na sua prescrição.
• Observe e siga as instruções contidas nos rótulos e etiquetas.
• Em caso de suspeita de gravidez durante o tratamento, informe ao seu médico imediatamente.
• O medicamento manipulado é preparado exclusivamente para um paciente e não deve ser transferido para outras pessoas.
• O farmacêutico é o responsável pela preparação do seu medicamento. Consulte-o sempre que precisar esclarecer dúvidas ou receber orientações.
• Os medicamentos manipulados são elaborados para durar curtos períodos. Devem ser utilizados no prazo previsto a pra o tratamento, de acordo com a orientação do prescritor, e no prazo de validade estipulado no rótulo.
• A cápsula é apenas um invólucro, sua cor não interfere com a atividade do medicamento.
• Os medicamentos manipulados poder ter variações em suas apresentações. Algumas vezes é necessário dobrar ou triplicar o número de cápsulas, em função da quantidade de substancias de sua formula. Isso não significa alteração da fórmula ou das dosagens prescritas por seu médico. Apenas siga as instruções do rótulo.
• Em caso de alterações de cor, odor, consistência ou sabor, consulte o farmacêutico para esclarecimento.

+Quais as vantagens do medicamento manipulado:

• Associação de medicamentos:

Alguns pacientes precisam ser tratados com vários medicamentos ao mesmo tempo. Para facilitar o tratamento, o profissional de saúde habilitado pode prescrever a manipulação de uma fórmula que possibilita a associação das várias substancias necessárias, o que pode traduzir-se em comodidade, economia e maior possibilidade e atendimento ao que foi prescrito.

• Medicamentos não disponíveis:

Alguns tratamentos requerem medicamentos que não existem ou que estão em falta no mercado. A farmácia magistral poderá atender a prescrição manipulando o produto, evitando, assim, que o tratamento seja interrompido, o que poderia agravar ou comprometer a saúde do paciente,
Certos medicamentos industrializados podem, por diversos motivos, ser retirados do mercado. Com o medicamento manipulado, o paciente não precisa interromper se tratamento, além de respeitar o profissional prescritor, mantendo acessível uma formulação de seu interesse e de interesse dos seus pacientes.

• Formas farmacêuticas diferenciadas:

O paciente pode necessitar de apresentações não disponíveis em medicamentos industrializados. Como exemplo, há pacientes com dificuldade de deglutir capsulas e comprimidos que necessitam que seu medicamento seja liquido. A manipulação possibilita que o profissional de saúde habilitado prescreva formas farmacêuticas diferenciadas e adequadas as necessidades de cada paciente. Atualmente, existem medicamentos em forma de balas, pirulitos, géis transdérmicos, soluções para inalação, entre outros.

• A dose certa para a pessoa certa:

A farmácia magistral oferece medicamentos sob prescrição em doses diferenciadas para atender as necessidades de cada paciente. Este diferencial é importante, principalmente para alguns grupos especiais de pacientes. Este diferencial é importante, principalmente para alguns grupos especiais de pacientes, como: idosos, prematuros, crianças, portadores de doenças renais ou hepáticas, entre outros.

• Segurança:

A farmácia magistral segue as normas de Boas práticas de manipulação determinadas pela Anvisa, ou seja, a qualidade das matérias primas, dos materiais de embalagens utilizados e do processo e manipulação é rigorosamente controlado.

• Economia e prevenção do meio ambiente:

O produto manipulado é prescrito na quantidade e na dosagem exatas para o seu tratamento, evitando desperdícios e o descarte de resíduos que contaminam o meio ambiente.

• Rótulo Personalizado:

O rótulo do medicamento manipulado contém informações que evitam riscos, como a troca ou o consumo inadequado por outras pessoas.

• Pacientes alérgicos e/ou intolerantes:

Alguns aditivos utilizados tanto nos medicamentos manipulados quanto nos industrializados podem causar alergias e/ou intolerância em determinados grupos de pacientes. A farmácia magistral proporciona a manipulação dos medicamentos sem estes aditivos para grupos especiais de pacientes, ou sempre que solicitado.

• Interação prescritor-farmacêutico:

Visando esclarecer dúvidas que garantam a qualidade do produto prescrito para recuperação da saúde do paciente, sempre que necessário há um contato entre o prescritor e o farmacêutico.

+Dúvidas mais Comuns

• Se eu tiver alguma dúvida sobre o medicamento manipulado, a quem eu devo recorrer na farmácia?

Ao farmacêutico. Ele é o profissional habilitado para prestar assistência farmacêutica e dar orientação correta.

• Se eu não me adequar ao medicamento prescrito, o que devo fazer?

Procure imediatamente o seu farmacêutico.

• Se ficar grávida ou começar amamentar, eu posso utilizar um medicamento prescrito anteriormente?

Se existir a possibilidade de estar ou ficar grávida assim como amamentar durante o tratamento, informe imediatamente o seu médico ou profissional de saúde habilitado. Ele irá orientá-la sobre a possibilidade de utilizar ou não os medicamentos.

• Se logo após a consulta eu não aviar o medicamento, transcorrido algum tempo, eu posso fazê-lo?

Se durante a consulta o médico lhe prescreveu um medicamento e por algum motivo você não o aviou, você não deve fazê-lo após ter decorrido um determinado período. O organismo pode ter reagido mesmo sem o uso do medicamento, melhorando ou piorando, e, após um tempo, aquele medicamento receitado anteriormente pode ser insuficiente ou mesmo perigoso. Quando você está doente e procura um médico, é preciso ter em mente que a prescrição recomendada por ele deve ser utilizada imediatamente, caso contrário, peça orientação ao farmacêutico sobre como proceder ou retorne ao seu médico. Os medicamentos controlados não poderão ser aviados após 30 dias da emissão da prescrição.

• Eu posso consumir bebidas alcoólicas, enquanto estou utilizando o medicamento?

O álcool poderá diminuir ou aumentar a ação do medicamento, interferindo no seu tratamento. Converse com seu farmacêutico ou com o médico para obter a informação correta sobre cada caso.

• Se eu esquecer de tomar o medicamento nos horários recomendados, o que devo fazer?

Converse com seu farmacêutico ou com seu médico para obter a orientação correta sobre cada caso.

• Eu posso tomar mais de um medicamento ao mesmo tempo?

Alguns medicamentos podem ter sua ação alterada por outras substancias, portanto se você já estiver em tratamento informe-se com o seu farmacêutico ou com o médico sobre a possibilidade ou riscos de utilizar dois ou mais medicamentos ao mesmo tempo.

• O médico recomenda que eu tome o medicamento em jejum.

Qual o melhor horário para toma-lo? Procure tomar os medicamentos que necessitam ser administrados em jejum pela manhã ao acordar, ou 1hora ou 2 horas após uma refeição.

• Eu posso aumentar a dose recomendada pelo médico se a for, ou o sintoma, ficar mais forte.

Não. Apenas o seu médico poderá amentar a dose ou a posologia (modo de uso) de seus medicamentos.

• Já estou me sentindo bem melhor. Posso interromper o tratamento?

Não a medicação deve ser usada durante o período prescrito pelo seu médico e somente ele pode autorizar a sua interrupção.

• Mando manipular meu medicamento com frequência e percebo que nem sempre a cor das cápsulas é a mesma. Isso tem algum significado?

A utilização de cápsulas coloridas é uma opção de cada farmácia e não interfere na qualidade do produto.

• Por que a farmácia magistral, às vezes, faz uma quantidade maior que a solicitada de cápsulas?

Algumas vezes, o volume da dose prescrita pelo seu médico é maior do que a capacidade da cápsula e é necessário dividir a dose em mais de uma cápsula. Quando isso ocorrer, o farmacêutico lhe dará a orientação sobre o uso correto do produto.

• Ao solicitar a manipulação de um creme, xampu, loção ou xarope, percebo que, às vezes, a embalagem não vem completa. A farmácia pode ter manipulado menos quantidade que a solicitada?

Não. O médico prescreve a quantidade exara para o seu tratamento, e as vezes, a farmácia, não dispondo de embalagem para aquele volume, utiliza uma embalagem com a capacidade superior ao volume prescrito.

• Meu xampu está acabando e eu não posso retornar ao médico. Posso acrescentar água para que ele renda mais?

Não. Ao acrescentar água, você estará diluindo as substâncias ativas e diminuindo o efeito esperado.

• Algumas vezes mando manipular o mesmo creme, xampu ou loção em farmácias diferentes e percebo que a cor, a consistência e o cheiro do produto variam de uma farmácia para outra. Por que ocorre essa diferença?

Cada farmácia usa seu próprio método para manipular esses produtos, sem que isso interfira na sua ação.

• Eu posso continuar tomando um medicamento cujo prazo de validade contido no rótulo já expirou?

Não. O prazo de validade do medicamento deve ser respeitado sempre.

• Eu posso guardar os medicamentos em geladeira?

Guarde em geladeira somente o que for recomendado pela farmácia. Os medicamentos com orientação “manter em geladeira” devem ser armazenados longe do congelador, de preferência em locais seguros (não armazená-lo na porta da geladeira) e longe de alimentos.

• A farmácia de manipulação faz Medicamento Genérico?

Não. Os medicamentos denominados Genéricos são fabricados por indústrias farmacêuticas e registrados no Ministério da Saúde, de acordo com a Lei n° 9787/1999. No entanto, a farmácia de manipulação pode aviar qualquer medicamento, desde que exista a substância ativa disponível para a manipulação e que seja prescrito para ser manipulado.

• Utilizo o mesmo medicamento há muito tempo. Posso mandar prepará-lo na farmácia de manipulação?

Sim. Desde que seu médico o prescreva para ser manipulado e a substância ativa esteja disponível para o setor magistral.

LEMBRE-SE: comunique-se com a farmácia magistral de sua preferência sempre que tiver dúvidas ou desejar mais orientações sobre o uso racional de medicamentos e demais produtos para saúde.

+Recomendações que irão favorecer seu tratamento e garantir sua saúde

Na farmácia magistral há um ou mais farmacêuticos disponíveis para esclarecer suas dúvidas e orienta-lo em relação ao seu tratamento.

Como em qualquer estabelecimento de saúde, a limpeza e o bom estado de conservação da estrutura física da farmácia magistral estão previstas pelas Boas Práticas de Manipulação determinadas pela Anvisa.

O estabelecimento oficial legalmente reconhecido para a venda de produtos manipulados e de qualquer outro medicamento é a farmácia magistral.

O valor do medicamento pode variar de acordo com o estabelecimento. Porém, não use apenas o preço como critério. Você tem o direito de livre escolha do estabelecimento que desejar aviar suas prescrições.

Caso você não conheça a farmácia magistral (é a primeira vez que você irá solicitar este tipo de produto ou você não conhece algum estabelecimento em sua região), solicite ao seu prescritor a indicação de farmácias magistrais.

+Atenção que você deve ter durante o tratamento

Informe seu prescritor se novos sintomas aparecerem após o início do tratamento.

Se você não tomou o medicamento adequadamente, fale com sei prescritor, pois falhas no tratamento podem acarretar problemas de saúde. Se você não contra ao seu prescritor, ele não entendera porque os sintomas não desapareceram e poderá aumentar a dose do medicamento sem necessidade ou mesmo mudar de medicamentos, pondo em risco a sua saúde.

+Automedicação

O uso de medicamentos pode trazer risco, procure sempre um médico ou farmacêutico antes de iniciar a utilização de um medicamento.

+FATORES QUE ACELERAM A DEGRADAÇÃO DOS MEDICAMENTOS

Luz, calor, umidade, ar e microrganismos são alguns fatores que aceleram a degradação de medicamentos e cosméticos. Estes fatores podem alterar o medicamento, mesmo que ele esteja dentro do prazo de validade.

Mantenha seu medicamento em sua embalagem original, fechada, em lugar seco, em temperatura ambiente (15 a 30ºC), ao abrigo da luz e do calor excessivo. O sol e a umidade podem alterar o medicamento, mesmo dentro do prazo de validade.

Sempre manuseie o medicamento com as mãos limpas e secas.

Não guarde os medicamentos em armários de banheiro e cozinha ou perto de pias e lavatórios.

Não coloque as capsulas sobre a palma das mãos, devolvendo-as em seguida, para o frasco, pois a umidade das mãos é transferida para as capsulas, que é de gelatina, e acaba umidificando o restante do medicamento. Ao utilizar o medicamento, procure retirar apenas uma cápsula de dentro do frasco com as mãos bem secas.

Os frascos de cápsulas podem vir acompanhados de algodão e/ou saches de sílicas. Não os retire da embalagem, pois eles servem para diminuir a quantidade de ar e umidade dentro do frasco e assim proteger as cápsulas.

Não misture diferentes medicamentos numa mesma embalagem. Mantenha sempre os medicamentos em sua embalagem original, fechada, e não remoca o rótulo, pois ele contém informações importantes.

Os medicamentos com orientação “manter em geladeira” devem ser armazenados longe do congelador, de preferência em locais seguros (não armazená-lo na porta da geladeira) e longe de alimentos.

Não utilize medicamentos com data de validade vendida. Sempre verifique o prazo de validade dos medicamentos e de outros produtos para saúde.

Em caso de alteração de cor, odor, consistência ou sabor, procure o farmacêutico para esclarecimentos.

Fonte: Manual do Consumidor da Farmácia de Manipulação – 4° edição – Anfarmag.

+DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS

A Ativa Farmácia De Manipulação está sempre trabalhando para proporcionar qualidade de vida, saúde e bem-estar para a população e pensando nisso iniciou um projeto social batizado de Descarte Consciente. Levando em conta o fato de que o Brasil é o sétimo país que mais consome medicamento no mundo, e que medicamentos descartados incorretamente ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicação desde 1996, tomamos a decisão de coletar os medicamentos após seu vencimento ou quando, por algum motivo, eles não são mais necessários. Temos a consciência de que com esta ação estaremos Compartilhe essa informação com amigos e vizinhos, Ativa Farmácia de Manipulação tem 3 pontos de coleta com destino correto para medicamentos vencidos e sem uso.

Faça a sua parte! Descarte Consciente!

Voltar ao topo

A ativa mais próxima de você

Unidade - Garcia
Rua Amazonas, 4155 - sala 1 - Garcia - 89022.003
47 - 3037.6777 / 8469.3851
receitas@ativamanipulacao.com.br
Unidade - Fortaleza
Rua Francisco Vahldieck, 875 - sala 1 - Fortaleza - 89056.003
47 - 3037.6776 / 9196.7794
receitasfortaleza@ativamanipulacao.com.br
Unidade - Velha
Rua dos Caçadores, 2306 - sala 2 - Velha - 89040.002
47 - 3328.6777 / 9196.5348
receitasvelha@ativamanipulacao.com.br

Blumenau

Ativa Farmácia de Manipulação
Rua Amazonas 4155 - Sala 01 – Garcia - Blumenau – SC - CEP: 89.022-003
Tel.: 47 – 3037 6777- contato@ativamanipulacao.com.br - CNPJ: 07.906.099/0001-34 – I.E: 255.165-293
Farm. Resp: Catiana Marcolla CRF/SC: 6382 - AE: 1.38.384-9 / AFE: 7.31.139-8 / Alvara Sanitário: 1318/2015